Sede São Paulo

Rua Araújo, 216 - República

Tel: (11) 3229-7989 / 3229-5527

E-mail: atendimento@sasp.arq.br

  Associe-se
 

Cenas do Cotidiano Machista da Arquitetura

Vivemos em uma época em que podemos enxergar algumas conquistas feministas, porém, há muito o que se fazer para atingirmos, de fato, algo próximo da equidade entre os gêneros na sociedade.

No âmbito da arquitetura não é diferente. Vemos mulheres se destacando na área, entretanto os nomes de maior reconhecimento ainda são de homens (muito disso por causa da seletividade no processo profissional que exclui as mulheres até de terem seus projetos expostos e divulgados). Nas faculdades a maioria das obras e vidas estudadas são de arquitetos. Considerando que a participação da mulher na arquitetura não é pequena, representando 61% do total de profissionais em atividade, segundo pesquisa do CAU, podemos constatar que há uma clara injustiça sobre as mulheres.

No dia a dia do trabalho, ou da faculdade, a arquiteta se depara com diversas situações machistas, ou seja, situações nas quais ela sofre abuso de poder, moral, ou preconceito, pelo simples fato de ser mulher. Infelizmente muitas dessas situações passam despercebidas por quem a pratica e também por quem sofre com elas.


Pensando nisso, o Grupo de Trabalho Mulheres na Arquitetura do SASP lança o projeto Cenas do Cotidiano Machista na Arquitetura, que busca, através de charges e ilustrações, desnaturalizar tais situações e contribuir para o fortalecimento da luta das mulheres. As charges são ilustradas por mulheres e os fatos são baseados em casos reais das profissionais e estudantes de arquitetura que chegam até nós. Se você quer divulgar cenas machistas que já aconteceram com você, basta escrever para: gtma.contato@gmail.com. Ajude-nos a encontrar caminhos para lidar com essas situações e conscientizar outras mulheres! Escreva-nos!